ZAMIACEAE

Zamia ulei Dammer

LC

EOO:

432.690,944 Km2

AOO:

44,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre nos Estados do Amazonas e Acre (Souza, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Zamia ulei</i> conhecida popualrmente por "batatade catuaba", "batata de paca" e "palmeirinha". Não é endêmica do Brasil.Restrita ao bioma Amazônia, ocorre nos Estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso.Apresenta EOO de 352.735,6 km². Protegida pela Reserva Florestal Ducke eReserva Experimental do INPA. No município de Alta Floresta (MT) a espécie éapontada como a terceira com maior valor de importância e a de maior volume(Malheiros <i>et al.</i>, 2009).Apesar do modelo atual de exploração do bioma Amazônia ter levado a um aumentosignificativo do desmatamento da Amazônia Legal, não existe nenhuma ameaçadireta que coloque a espécie em alguma categoria de ameaça. Não ameaçada noâmbito.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Verh. bot. Ver. Brandenburg 47: 117-118. 1907. Nomes populares: "batata de catuaba", "batata de paca" e "palmeirinha" (Souza, 2012).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Em análise estrutural da floresta tropical úmida do município de Alta Floresta, no Estado de Mato Grosso, foram amostrados 15 indivíduos em uma parcela de 100x100 m, sendo posicionada como a terceira espécie com maior valor de importância e a de maior volume (Malheiros et al., 2009).

Ecologia:

Biomas: Amazônia
Habitats: 1 Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
O modelo tradicional da ocupação da Amazônia tem levado a um aumento significativo do desmatamento na Amazônia legal, sendo este um fenômeno de natureza bastante complexa, que não pode ser atribuído a um único fator. As questões mais urgentes em termos da conservação e uso dos recursos naturais da Amazônia dizem respeito à perda em grande escala de funções críticas da Amazônia frente ao avanço do desmatamento ligado às políticas de desenvolvimento na região, tais como especulação de terra ao longo das estradas, crescimento das cidades, aumento dramático da pecuária bovina, exploração madeireira e agricultura familiar (mais recentemente a agricultura mecanizada), principalmente ligada ao cultivo da soja e algodão. Esse aumento das atividades econômicas em larga escala sobre os recursos da Amazônia legal brasileira tem aumentado drasticamente a taxa de desmatamento que, no período de 2002 e 2003, foi de 23.750 km², a segunda maior taxa já registrada nessa região, superada somente pela marca histórica de 29.059 km² desmatados em 1995. A situação é tão crítica que, recentemente, o governo brasileiro criou um Grupo Interministerial a fim de combater o desmatamento e apontar soluções de como minimizar seus efeitos na Amazônia legal (Ferreira et al., 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.1 International level
Espécie definida como "Quase ameaçada" (NT) (IUCN, 2011).
Ação Situação
4.4.3 Management
Espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC): Reserva Florestal Ducke e Reserva Experimental do INPA, no Estado do Amazonas (CNCFlora, 2012).